Coordenador : Lia Bahia
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 390238.2206.372575.13032023
Departamento/Setor: GCV
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de cinema e dos outros cursos da UFF implicados com os processos de produção e realização do audiovisual.
Local de atuação: O projeto será desenvolvido no iacs e nos territórios abrangidos pelo programa de extensão nos municípios citados acima.
Objetivo
O objetivo deste projeto é reverter a falta de acessos históricos no âmbito educacional, ressignificando o espaço estudantil, em um primeiro momento identificando experiências múltiplas de formas de expressão periférica no audiovisual dentro da universidade para, em seguida, promover um diálogo com realizadores e coletivos da periferia elencada pelo projeto. Importante ressaltar que o projeto não pretende levar a universidade à periferia, mas ao contrário, reconhecer que as periferias já fazem parte da universidade e portanto temos como objetivo central o reconhecimento destes território no âmbito da universidade. Objetivo 1 etapa: - Mapear as formas de realização dissidentes ao modelo tradicional dentro da universidade. - Promover uma reflexão coletiva sobre formas dissidentes de audiovisual com intuito de criar um novo entendimento desses processos no interior da universidade. - Proporcionar uma compreensão de que esses processos impactam em novas teorias, produzidas no interior dessas práticas, indicando uma nova expressão no campo do cinema divergente de teorias e abordagens convencionais, que resultam, inclusive, em novas produções bibliográficas. Objetivo etapa 2: - Identificar as conexões entre essas experiências universitárias com processos extra-univertários pertencentes ao universo periféricos. - Criar ações e estratégias a partir do desdobramento do próprio projeto como forma de evitar uma pré-elaboração e direcionamento hierárquico do trabalho. - Promover uma ocupação efetiva desses territórios periféricos, ressaltando as vinculações orgânicas entre esses territórios e a universidade.
Resumo
O projeto prevê parcerias entre grupos de alunos do curso de Cinema e Audiovisual e setores da Universidade Federal Fluminense com coletivos de produção, distribuição e exibição de audiovisual das periferias das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense. Num primeiro momento, a ação se concentra em identificar internamente na UFF ações e estratégias coletivas que estejam desenvolvendo formas alternativas de produção, circulação e exibição de audiovisual ligado a contextos periféricos, para, em seguida, articular parcerias com grupos extra-universitários, e com a sociedade em geral, visando troca de experiências e construção de engajamentos possíveis. Por transperiférico, entendemos a produção de conhecimento que se estabelece a partir do cruzamento entre os estudos sobre a periferia e o saber produzido pelos próprios agentes orgânicos às periferias. Interessa-nos observar as experiências de pertencimento territorial que estejam fora dos limites centrais onde se localizam as produções hegemônicas de audiovisual, e que incorporem a vivência marcada por classes sociais populares, nas quais as várias formas de expressão de classe e identitária (étnico-racial, identidade de gênero, sexualidade, corpo, suburbanas, faveladas e demais territórios marginalizados) ganhem visibilidade.